Crédito: Reprodução/Gastômetro
O “Gastômetro”, com previsão para lançamento em maio, ajuda os brasileiros na medição do orçamento, por meio do efetivo controle de gasto e favorece nas despesas dedutíveis do Imposto de Renda com mais precisão
Quase metade da população adulta está endividada e, apenas 3% dos brasileiros sabem realmente administrar o próprio dinheiro, segundo o cruzamento recente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em solução, a instituição criou mais um aplicativo gratuito, o “Gastômetro”, que será lançado em maio. A ferramenta busca auxiliar no controle de gastos e, também, colabora com a declaração de Imposto de Renda.
A principal ideia da ferramenta, segundo o gerente de projetos do IBPT, Alcyr Neto, é o acompanhamento inteligente das despesas. O “Gastômetro” vem para que as pessoas possam, de certa forma, medir o seu dinheiro por meio do efetivo controle de gasto e o aplicativo favorece nas despesas dedutíveis do Imposto de Renda com mais precisão”, conta.
A inteligência da ferramenta faz com que as contas dedutíveis, que foram cadastradas durante o ano referente, possam trazer as informações do profissional, seu CPF/CNPJ e a data. Com um simples relatório, todos os dados de gastos registrados aparecem, até mesmo os que foram esquecidos pelo usuário.
“O objetivo é fazer deste novo aplicativo uma ferramenta efetiva e que entregue valor aos usuários, de forma mais popular possível. Diversos estudos mostram que ter controle financeiro é determinante para uma vida de sucesso em seus mais variados aspectos. Por isso, o IBPT lança esta ferramenta que facilita esse excelente hábito”, comenta Neto.
Imposto de Renda
Durante este período da declaração do IR, muitos contribuintes brasileiros se veem na situação de depender da memória para lembrar de despesas dedutíveis, conforme explica o Gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Alcyr Neto. Essa prática, segundo ele, aumenta o risco de cair na “malha fina” devido à falta de precisão no levantamento dessas informações.
Antes da criação do “Gastômetro”, o IBPT já vem se preocupando em melhorar a consciência financeira e tributária dos brasileiros e empresas. O “Citizen”, aplicativo que compartilha a mesma plataforma e com algumas funcionalidades do “Gastômetro”, foi lançado em 2018 e já teve, até o momento, 110 mil usuários em downloads nas plataformas para Android e iOS.
“Controlar os gastos não é apenas uma necessidade individual. É uma responsabilidade coletiva para garantir estabilidade econômica, dignidade social e um futuro sustentável para o Brasil. Não existe sucesso financeiro sem controle de gastos. Gastou, registrou e controlou. É dessa forma que o Gastômetro pode revolucionar o seu controle financeiro”, conclui gerente de projetos do IBPT, Alcyr Neto.
Sobre o IBPT
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 12 de dezembro de 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao cotidiano tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.
Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.
