Energia solar atinge 3 milhões de sistemas residenciais no Brasil

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as instalações fotovoltaicas nesse mercado somam 20,8 GW e beneficiam mais de 4 milhões de consumidores

O Brasil alcançou a marca de 3 milhões de sistemas solares em residências, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As instalações fotovoltaicas nesse mercado somam 20,8 GW e beneficiam mais de 4 milhões de consumidores que aderiram ao segmento de geração distribuída (GD).

Segundo a projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país se consolidou entre as quatro maiores potências de energia renovável, com uma matriz energética mais limpa e diversificada. O destaque é da produção de energia solar, eólica e de biocombustíveis, garantindo ganhos ambientais e impulsionando a economia.

No setor condominial, a energia fotovoltaica tem se destacado como uma das principais alternativas para reduzir custos e promover a preservação ambiental. No entanto, o investimento inicial para instalação dos sistemas ainda é considerado elevado para muitos empreendimentos.

Para contornar essa barreira, cada vez mais condomínios estão recorrendo a linhas de financiamento específicas para projetos de energia solar. De acordo com Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas, a energia solar tem ótimos benefícios para os condomínios. “Nossos clientes têm nos procurado para realizar empréstimos para financiar a instalação dos projetos de energia fotovoltaica, o que torna o retorno sobre o investimento bastante atrativo. Além disso, a valorização do imóvel e o apelo sustentável são fatores que têm motivado síndicos e condôminos a buscarem essa alternativa”.

Para o CEO, além de ajudar o meio ambiente, a energia solar também eleva a eficiência energética e pode tornar o condomínio autossuficiente em eletricidade. “Condomínios que investem em soluções limpas não apenas reduzem despesas, mas também contribuem para um futuro mais sustentável.”.

Energia elétrica

A Aneel elevou para 6,3% a projeção de aumento das tarifas de energia elétrica em 2025. O índice ficou acima da previsão de inflação para este ano, que é de 5,05%, segundo Boletim Focus do Banco Central. Com o aumento das tarifas de energia elétrica, condomínios residenciais e comerciais ampliaram o interesse por soluções que ofereçam mais economia e previsibilidade nos custos.

Sobre a LLZ

A LLZ é uma garantidora de condomínios do Brasil. São especialistas em oferecer proteção contra inadimplência, promovendo previsibilidade no fluxo de caixa e mais tranquilidade para a gestão condominial. Atuam com agilidade, transparência e parceria, lado a lado com administradoras e síndicos de todo o país. Além de ser a garantidora com maior capital social do país, a LLZ é a única que emite, todos os meses, uma apólice de seguros no valor mensal da receita do seu condomínio, via BTG Seguros. A sede está em Belo Horizonte, com escritório estratégico na Faria Lima, em São Paulo. No restante do país, o atendimento é feito por executivos comerciais em todas as regiões e por agentes digitais nos estados sem presença física. Assim, é garantido suporte eficiente e personalizado em todo o território nacional.

Mais do autor

Colégio Marista Padre Eustáquio celebra aniversário do patrono com programação especial

AMG Brasil realiza 1ª edição da semana da comunidade no Campo das Vertentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *